O Papa Francisco manifestou sua dor pelas vítimas do atentado suicida cometido nesta quinta-feira na praça central de Al Tayaran, em Bagdá (Iraque), que até o momento deixou 32 mortos e 110 feridos.

Os pêsames do Pontífice foram transmitidos pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, em mensagem ao presidente do Iraque, Barham Salih.

“Sua Santidade o Papa Francisco ficou profundamente triste ao saber dos ataques a bomba na Praça Al Tayaran, em Bagdá, esta manhã. Ao deplorar este ato de brutalidade sem sentido, reza pelos falecidos e suas famílias, pelos feridos e pelo pessoal da emergência presente”, assinala o texto.

“Confiando que todos continuarão trabalhando para superar a violência com fraternidade, solidariedade e paz, o Papa Francisco invoca sobre a nação e seu povo a bênção do Altíssimo”, conclui a mensagem ao presidente iraquiano.

Segundo disse a Efe uma fonte do Ministério do Interior iraquiano que pediu anonimato, dois terroristas se explodiram com "um cinto explosivo e um artefato caseiro" no mesmo mercado de roupas usadas que fica na praça Al Tayaran, da capital iraquiana.

Teme-se que o número de mortos aumente, pois alguns dos feridos estão em estado crítico.

Por sua vez, o porta-voz das Forças Armadas iraquianas, Yahia Rasul, disse que os dois terroristas realizaram o ataque quando as tropas os perseguiam na área de Bab al Sharqi, no centro da capital.

O Papa Francisco tem planejada uma visita apostólica ao Iraque de 5 a 8 de março. Está previsto que visite Bagdá e outras cidades importantes como Erbil, Mossul e Qaraqosh.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: