O Papa Francisco expressou sua tristeza pela morte do Arcebispo Oscar Rizzato, falecido em 11 de janeiro, que foi assessor da Secretaria de Estado do Vaticano entre 1987 e 1989 e, de 1989 a 2007, o Esmoleiro de Sua Santidade.

Em um telegrama enviado em nome do Pontífice pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, ao funeral do falecido prelado, o Papa recorda que Dom Rizzato, nascido em 1929, “foi um discreto servidor da Igreja que, cultivando a vida interior e a atenção pelos mais fracos, desempenhou o seu ministério com humildade e dedicação, particularmente na Secretaria de Estado e na Esmolaria Apostólica.

A homilia do funeral foi pronunciada pelo Arcebispo Emérito de Pádua, Dom Antonio Mattiazzo, que recordou que no centro da vida espiritual de Dom Rizzato sempre estava a Eucaristia.

Também recordou a sua amizade com o Arcebispo falecido e sublinhou que no seu papel de esmoleiro, que é "um exercício da caridade evangélica realizada em nome do Papa", o seu nome "permanece impresso em inúmeros pergaminhos com as bênçãos do Papa enviadas a toda a Igreja".

Essas bênçãos evocam "o ministério da unidade e da fé na comunhão" do Papa que "dá a bênção e a proteção do Senhor.

Publicado originalmente em ACI Stampa.

Confira também: