Ao presidir a missa na festa do Batismo do Senhor hoje, 9 de janeiro, na Capela Sistina do Vaticano, o papa Francisco batizou 16 crianças e deu uma importante mensagem aos pais de família.

Em sua homilia, o papa recordou que na festa do Batismo do Senhor “há um belíssimo hino litúrgico”, que fala “que o povo de Israel foi ao Jordão ‘com os pés e a alma descalços, isto é, uma alma que desejava ser banhada por Deus, que não tinha nenhuma riqueza, que necessitava de Deus”.

“Essas crianças hoje vêm aqui também com a alma descalça para receber a justificação de Deus, a força de Jesus, a força de ir avante na vida, receber a identidade cristã”.

O papa Francisco disse aos pais que "esta é sua tarefa durante sua vida: custodiar a identidade cristã de seus filhos". “É um compromisso de todos os dias: fazê-los crescer com a luz que hoje receberão”, afirmou.

Em seguida, Francisco disse aos pais e padrinhos que “esta cerimônia é um pouco longa, as crianças logo se sentem estranhas aqui num ambiente que não conhecem”.

“Por favor, elas são os protagonistas: que não fiquem com muito calor, que se sintam bem... E se tiverem fome, amamente tranquilamente aqui, diante do Senhor, não há problema”.

“E se gritarem, deixem gritar, porque as crianças têm um espírito de comunidade, digamos um 'espírito de grupo, um espírito de estar junto, e basta que um comece, porque todo mundo é musical, e em seguida começa a orquestra! Deixe-os chorar tranquilamente, que se sintam livres. Mas não sintam muito calor e, se tiverem fome, que não passem fome”, pediu.

Ao finalizar sua homilia, o papa Francisco reiterou aos pais que seus filhos “receberão a identidade cristã e sua tarefa será custodiar essa identidade cristã”.

Confira também: