O papa Francisco condenou o ataque à casa do primeiro-ministro do Iraque, Mustafa Al-Kadhimi, Bagdá como um "vil ato terrorista".

Por meio de um telegrama assinado pelo secretário de estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, enviado hoje, 9 de novembro, Francisco transmitiu "sua proximidade na oração" ao primeiro-ministro, a sua família e aos feridos.

O papa também manifesta "sua confiança de que, com a bênção do Deus Altíssimo, o povo do Iraque será confirmado na sabedoria e na força para seguir o caminho da paz através do diálogo e da solidariedade fraterna”.

O atentado à casa do ministro do Iraque ocorreu na madrugada de 7 de novembro. Um drone bombardeou a casa de Mustafa Al Kadhimi, localizada no bairro mais protegido de Bagdá.

Al Kadhimi contou que sobreviveu ao atentado, mas que vários de seus guarda-costas ficaram feridos no ataque. Ninguém assumiu a responsabilidade pela ataque.

O primeiro-ministro iraquiano disse em sua conta oficial no Twitter que sua casa "foi alvo de agressão covarde, mas graças a Deus aqueles que trabalham comigo e eu mesmo estamos bem" e pediu aos iraquianos um "diálogo construtivo e em calma" porque "os mísseis e os drones não constroem pátrias nem futuro"

O papa Francisco visitou o Iraque de 5 a 8 de março de 2021. Ao concluir o último evento de sua vigem apostólica, uma missa no estádio de Erbil diante de milhares de pessoas, o papa disse: “O Iraque ficará sempre comigo, no meu coração." e exortou os iraquianos a trabalharem "juntos e unidos por um futuro de paz e prosperidade que não deixe ninguém para trás nem discrimine ninguém".

“Asseguro-vos as minhas orações por este amado país. De modo particular, rezo para que os membros das várias comunidades religiosas, juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade, cooperem para forjar laços de fraternidade e solidariedade ao serviço do bem e da paz. Salam [paz], salam, salam! Shukrán [obrigado] ! Deus abençoe a todos! Deus abençoe o Iraque! Allah ma’akum [ficai com Deus]”, concluiu então o papa.

Confira também: