O Papa Francisco visitou a Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, nesta terça-feira, para confiar sua próxima viagem apostólica à Tailândia e ao Japão, que realizará de 19 a 26 de novembro.

"Nesta manhã, antes de sua viagem à Tailândia e ao Japão, o Papa Francisco esteve em oração diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani na Basílica de Santa Maria Maior", informou a Sala de Imprensa do Vaticano em sua conta no Twitter

O Pontífice tem o costume de rezar diante deste antigo ícone mariano com a devoção da Salus Populi Romani (Protetora do povo romano) antes de iniciar e depois concluir suas viagens internacionais.

A Tailândia é um país majoritariamente budista, 95% da população segue esta religião. A principal minoria religiosa é a muçulmana, com 4% dos fiéis. Os católicos representam apenas 0,59% da população.

Em uma mensagem de vídeo dirigida ao povo da Tailândia, o Papa Francisco enfatizou que este país “trabalhou muito para promover a harmonia e a coexistência pacífica, não só entre sua gente, mas também em toda região do sudeste asiático”.

Nesse sentido, o Santo Padre indicou que espera “reforçar as ligações de amizade que compartilhamos com os numerosos irmãos e irmãs budistas que dão testemunho eloquente dos valores da tolerância e da harmonia que caracterizam seu povo".

Além disso, o Papa Francisco enviou outra mensagem de vídeo ao povo do Japão, na qual lembrou o tema escolhido para sua visita, "Proteger toda a vida", e explicou que "este forte instinto que ressoa em nosso coração, de defender o valor e a dignidade de cada ser humano, adquire particular importância diante das ameaças à convivência pacífica que hoje o mundo deve enfrentar, especialmente nos conflitos armados”.

“Espero que a minha visita os encoraje no caminho do respeito mútuo e do encontro que conduz a uma paz segura, que dura no tempo, que não volta atrás. A paz tem esta beleza que, quando é real, não se retrai: a paz se defende com os dentes”, afirmou o Papa.

Confira também: