A sala de imprensa da Santa Sé publicou o telegrama enviado hoje (18) ao patriarca ortodoxo de Alexandria, Tawadros II, no qual o papa Francisco apresentou suas condolências pela morte de ao menos 40 pessoas em uma igreja copta ortodoxa no Egito. O papa confia “as vítimas e suas famílias ao amor misericordioso de Deus e invoca sobre todos consolação e força no Senhor”.

"O papa Francisco ficou profundamente entristecido com a notícia do recente incêndio na igreja de Abu Sifin em Gizé, que causou a morte de muitas pessoas, incluindo a de algumas crianças e do bispo Abdul Bahkit", diz o texto assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.

No domingo (14), ao menos 40 pessoas, incluindo 35 crianças, foram mortas na igreja Abu Sefein em Gizé.  As crianças mortas tinham entre 2 e 6 anos. Outras 14 pessoas ficaram feridas.

O fogo teria bloqueado a saída da igreja causando o pânico e a fuga desesperada da multidão dentro do tempo.

A agência de notícias Associated Press informou que os bombeiros chegaram à igreja para apagar as chamas enquanto 30 ambulâncias transportaram as vítimas para o Hospital Geral de Imbaba e o Hospital Geral de Agouza.

O telegrama da Santa Sé diz que o papa oferece “as mais profundas condolências e assegura proximidade espiritual com os feridos e atingidos por esta tragédia”.

Confira também: