O papa Francisco exortou os funcionários do Vaticano e suas famílias a rezar para são José, durante encontro de hoje, 23 de dezembro, para as felicitações pelo Natal de 2021 na Aula Paulo VI.

“Queridos, gostaria de desejar que o Natal lhes traga um pouco de serenidade, principalmente se vocês estão passando por um período difícil, com preocupações ... Todas as famílias as têm, mas às vezes há situações mais difíceis. Rezo para que aqueles que mais precisam recebam o dom da serenidade, tanto pessoal quanto familiar”, disse o papa.

“Que Jesus possa nascer em seus corações e em suas famílias”, disse Francisco. “E como nasce Jesus? No amor. Um famoso canto sacro também diz: ‘Onde há caridade e amor, há Deus’. Deus nasce ali, nasce onde o amor se torna concreto, se torna proximidade, se torna ternura, se torna compaixão. Ali está Deus".

O papa também disse que “a pandemia causou muitos problemas às famílias, tanto econômicos como psicológicos. Penso nas crianças, nos adolescentes, que foram especialmente afetados por períodos de isolamento e educação a distância”.

Sobre o trabalho no Vaticano, Francisco disse que tentaram “garantir o emprego; nos comprometemos a não deixar ninguém desempregado; nos comprometemos a não deixar ninguém sem emprego. É claro que administrar o período de fechamento não foi fácil. Houve alguns problemas, eu sei. Espero que possamos encontrar soluções satisfatórias através do diálogo, procurando nos encontrar, sempre respeitando os direitos dos trabalhadores e o bem comum”.

“Peçamos a intercessão de são José: ele é ‘competente’ no campo de trabalho! Mas não só. Com efeito, ele é antes de tudo o guardião de Jesus e da Virgem Maria. E, por isso, é também o padroeiro da Igreja”, disse o papa.

Em seguida, Francisco recordou o Ano dedicado a são José e desejou que tenha ajudado a “senti-lo mais próximo, mais presente em suas vidas, em suas famílias” porque é possível “confiar-lhe certas situações um pouco complicadas, quando você percebe que as suas próprias forças não são suficientes, que não há soluções disponíveis. Então, é possível se dirigir a são José na oração”.

Por fim, o papa destacou que “a família é o lugar privilegiado onde se experimenta a Providência de Deus”, por isso desejou que cada uma das famílias possa “experimentar a mão paterna de Deus que guia os nossos passos em seus caminhos, para o bem dos cônjuges, para o bem dos filhos, para o bem de toda a família”.

“Os planos de Deus nem sempre são claros; muitas vezes levam tempo para se manifestarem, exigem paciência; acima de tudo exigem fé, muita confiança de que Deus quer somente e sempre o bem, o maior bem para nós e para nossos entes queridos. E assim devemos fazer como São José: abandonar-nos a Deus para receber suas mensagens”, concluiu o papa.

Confira também: