VATICANO, 2 de jul de 2023 às 14:22
O papa Francisco nomeou o arcebispo Victor Manuel Fernández, seu teólogo pessoal e ghostwriter de longa data, prefeito do dicastério para a Doutrina da Fé.
O bispo argentino sucede o cardeal Luis Ladaria Ferrer, SJ, de 79 anos, que foi prefeito do dicastério desde 2017.
Segundo a Santa Sé, Fernández, de 60 anos, irá assumir seu novo posto na metade de setembro. O prolífico escritor era arcebispo de La Plata, na Argentina, desde 2018.
"Como o novo prefeito do dicastério para a Doutrina da Fé, confio a ti uma tarefa que considero muito valiosa", escreveu o papa em uma carta a Fernández com o anúncio de sua indicação publicada ontem (1).
O papa disse que o dicastério promoveu, por vezes, a perseguição de “erros doutrinais” em vez de “promover o conhecimento teológico”.
“O que espero de si é certamente algo muito diferente”, disse Francisco. “Peço-lhe, como Prefeito, que dedique o seu empenho pessoal de forma mais direta ao objetivo principal do Dicastério que é 'guardar a fé' " .
Fernández postou uma foto sua com o papa Francisco na última sexta (30), um dia antes de ser anunciado como prefeito do dicastério.
Ele passou a semana com o papa e chamou isso de “a nova etapa de Francisco”.
“Ele trabalha mais horas do que qualquer um no Vaticano”, o arcebispo escreveu em espanhol. “Aqui ele é visto cansado após cinco horas densas, mas após a sesta ele estava perfeito e feliz”.
NUEVA ETAPA DE FRANCISCO
— Víctor Manuel Fernández, Tucho, obispo, monseñor (@Tuchofernandez) June 30, 2023
Compartí una semana con Francisco
Trabaja el día entero
Tiene audiencias y reuniones a la mañana y a la tarde. Trabaja más horas que cualquiera en el Vaticano
Lo ven cansado tras 5 horas con cosas densas
pero después de la siesta estaba perfecto y feliz pic.twitter.com/SLobLWCi6b
Fernández é uma figura controversa na Igreja na Argentina, em parte por causa de algumas de suas publicações anteriores. O teólogo publicou mais de 300 artigos e livros.
O papa Francisco, que conhece Fernández há décadas, teria confiado a ele a redação de sua primeira exortação apostólica, Evangelii Gaudium , um texto no qual o arcebispo citou sua própria bolsa de estudos anterior como documento fonte.
O arcebispo também estava supostamente envolvido na redação de Amoris Laetitia , a exortação apostólica do papa Francisco de 2016 sobre o amor na família, que se seguiu aos dois sínodos da Igreja sobre a família.
Fernández esteve fortemente envolvido em ambos os sínodos sobre a família em 2014 e 2015 e fez parte da comissão para a redação do relatório final do sínodo de 2015.
Ao citar suas exortações apostólicas Evangelii Gaudium e Gaudete et Exsultate, o papa Francisco escreveu que a tarefa de Fernández como novo chefe do escritório de doutrina do Vaticano deveria "exprimir que a Igreja encoraja o carisma dos teólogos e o seu esforço de investigação teológica", desde que "não se contentem com uma teologia de gabinete"[8], com "uma lógica fria e dura que procura dominar tudo. Será sempre verdade que a realidade é superior à ideia.”
Fernández nasceu em 1962 na pequena cidade rural de Alcira, na província de Córdoba. Foi ordenado sacerdote em agosto de 1986 em Río Cuarto, uma diocese predominantemente rural. Em 1988 formou-se em teologia com especialização bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e depois obteve o doutorado em teologia na Universidade Católica Argentina (UCA) em 1990. Foi pároco de Santa Teresita, em Río Cuarto, em Córdoba, de 1993 a 2000 e foi fundador e diretor do Instituto de Formação de Leigos Jesús Buen Pastor e Centro de Formação de Professores na mesma cidade.
No início da década de 1990 mudou-se para Buenos Aires, onde foi nomeado consultor de várias comissões da Conferência Episcopal Argentina e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Tendo demonstrado grande capacidade de redação, Fernández foi trazido pelo então cardeal Jorge Bergoglio como perito à V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, conhecida como Conferência de Aparecida, durante a visita do papa Bento XVI ao Brasil.
Fontes afirmam que a conferência de Aparecida solidificou a relação entre o futuro papa e o teólogo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
De 2008 a 2009 foi reitor da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica da Argentina e presidente da Sociedade Teológica Argentina.
Em 15 de dezembro de 2009, o cardeal Bergoglio nomeou Fernández como reitor da Pontifícia Universidade Católica da Argentina. No entanto, Fernández não pôde prestar juramento até 20 de maio de 2011, depois de responder às objeções à sua nomeação levantadas por funcionários do Vaticano que expressaram preocupação com a ortodoxia de certos elementos de sua bolsa de estudos.
Escritor ávido, na época em que Fernández foi escolhido por Bergoglio como reitor da UCA, ele havia escrito centenas de artigos e livros, incluindo “Teologia Espiritual Encarnada” (2004), livro que apareceu na novela argentina “Esperanza Mía ”, sobre um caso de amor ilícito entre um padre e uma freira.
O livro comumente considerado como o mais incomum é o trabalho de 1995 “Heal Me With Your Mouth: The Art of Kissing”. Sobre o livro, Fernández explicou que “nestas páginas quero sintetizar o sentimento popular, o que as pessoas sentem quando pensam em um beijo, o que experimentam quando beijam... Então, tentando sintetizar a imensa riqueza da vida, essas páginas surgiram a favor do beijo. Espero que te ajudem a beijar melhor, que te motivem a liberar o melhor de si em um beijo.”
O livro desapareceu da maioria das listas oficiais das obras de Fernández.
O papa Francisco nomeou Fernández como arcebispo titular de Tiburnia em 13 de maio de 2013, tornando-o o primeiro reitor da UCA a se tornar arcebispo.
Segue na íntegra a carta do papa Francisco ao novo prefeito do dicastério para a Doutrina da Fé, traduzida do espanhol:
__________________
[1] Exhort. ap. Evangelii gaudium (24 noviembre 2013), 271.
[2] Motu proprio Fidem servare (11 febrero 2022), introducción.
[4] Exhort. ap. Evangelii gaudium (24 noviembre 2013), 132.
[5] Carta enc. Laudato si’ (24 mayo 2015), 17.
[6] Exhort. ap. Evangelii gaudium (24 noviembre 2013), 40.
[8] Exhort. ap. Evangelii gaudium (24 noviembre 2013), 132.
[9] Exhort. ap. Gaudete et exsultate (19 marzo 2018), 39.
[10] Comisión Teológica Internacional, La esperanza de salvación para los niños que mueren sin bautismo (19 abril 2007), 2.
[11] Exhort. ap. Evangelii gaudium (24 noviembre 2013), 35
[01089-ES.01] [Texto original: Español]
A carta está disponível no boletim da sala de imprensa da Santa Sé de 1° de julho de 2023.
Conselho de Cardeais debate Ucrânia e sinodalidade com o papa Franciscohttps://t.co/A1DjYCQfvT
— ACI Digital (@acidigital) June 29, 2023