Vaticano, 4 de set de 2019 às 08:20
O Papa Francisco iniciou sua 31ª viagem apostólica internacional, que ocorrerá de 4 a 10 de setembro, na África, quando visitará os países de Moçambique, Madagascar e Maurício.
O avião que leva o Santo Padre, junto com a comitiva papal e os jornalistas que o acompanham, decolou nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 8h06 (horário de Roma), do aeroporto Fiumicino, da capital italiana.
A duração do voo será de dez horas e meia e percorrerá 7.836 quilômetros. Como é tradição, a companhia que o leva de Roma é a Alitalia e o horário previsto para o pouso é às 18h30 (horário local).
A primeira etapa da viagem será Maputo (capital de Moçambique), um país que São João Paulo II visitou em 1988.
Na manhã de hoje, o Papa Francisco pediu orações por esta nova visita apostólica à África através de sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt.
"Convido todos a unirem-se à minha oração para que Deus, Pai de todos, consolide em toda a África, a reconciliação fraterna, única esperança para uma paz sólida e duradoura", escreveu o Papa.
Antes de partir para o aeroporto, o Papa Francisco cumprimentou, na Casa Santa Marta, um grupo de 12 pessoas de Moçambique, Madagascar e Maurício, que foram acompanhadas pelo Esmoleiro Pontifício, Cardeal Konrad Krajewski.
Cerimônia de boas-vindas
A atividade prevista do Papa no primeiro dia de sua viagem será participar da cerimônia de boas-vindas que ocorrerá no próprio aeroporto de Maputo após chegada do Santo Padre, onde será recebido pelo presidente da República de Moçambique com sua esposa e duas crianças vestidas com trajes tradicionais que oferecerão flores ao Papa.
Nesta cerimônia não está previsto nenhum discurso, mas espera-se a participação de um pequeno grupo de fiéis.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Depois de ouvir os hinos e ver as honras militares, será realizada a breve apresentação das delegações e o Papa Francisco cumprimentará os bispos de Moçambique.
Posteriormente, Francisco subirá ao papamóvel e percorrerá 7 km até a Nunciatura Apostólica, onde será recebido por um grupo de jovens e pela equipe religiosa da representação pontifícia para jantar em privado e dormir.
Primeiras atividades em Moçambique
No dia seguinte, o Santo Padre celebrará a Missa em privado na Nunciatura Apostólica e fará uma visita de cortesia ao presidente no Palácio de Ponta Vermelha.
Ao concluir, o Papa assinará o livro de honra e participará de uma reunião com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático para pronunciar o seu primeiro discurso.
Em seguida, o Pontífice participará de um encontro inter-religioso com os jovens no Pavilhão Esportivo de Maxaquene, almoçará na Nunciatura e, à tarde, se encontrará com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores na Catedral da Imaculada Conceição.
Por fim, o Pontífice fará uma visita privada a Casa Mateus 25, um centro de acolhida de jovens e crianças de rua em Maputo. E com essa atividade concluirá a agenda da quinta-feira, 5 de setembro.
Confira também:
Um coral de mais de mil pessoas cantará na Missa papal em Moçambique https://t.co/WhDCe2vQfT
— ACI Digital (@acidigital) September 3, 2019