Na oração que fará em 25 de março para consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, o papa Francisco recorda de maneira especial Nossa Senhora de Guadalupe.

Segundo o texto oficial enviado a todos os bispos do mundo, no ato de consagração, que acontecerá por volta das 18h30 (14h30 no horário de Brasília), o papa dirá: "Nesta hora escura, vinde socorrer-nos e consolar-nos. Repeti a cada um de nós: ‘Não estou porventura aqui Eu, que sou tua mãe?’”.

Essa frase está compilada no Nican Mopohua, um documento histórico que narra as aparições de Nossa Senhora de Guadalupe a são Juan Diego Cuauhtlatoatzin em dezembro de 1531.

Em 12 de dezembro, na última de suas aparições, ao ver o medo de são Juan Diego por causa da doença sofrida por seu tio Juan Bernardino, Santa Maria de Guadalupe responde: "Escuta e põe em teu coração, menor de meus filhos, pois não é nada o que te assusta e aflige. Não se perturbe teu rosto e teu coração, e não temas esta enfermidade nem enfermidade alguma ou qualquer angústia ou aflição. Não estou porventura aqui Eu, que sou tua mãe? Não estás debaixo de minha sombra e proteção? Não sou eu a fonte de tua alegria? Não estás sob o meu manto e envolto em meus braços? Tens necessidade ainda de outra coisa? Que nada te aflija ou te perturbe. Que não te angustie a enfermidade de teu tio, porque ele não morrerá por causa dela. Não tenhas dúvidas de que já está bom”.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o padre Eduardo Chávez, postulador da causa de canonização de são Juan Diego e um dos maiores especialistas nas aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, disse que nas palavras do ato de consagração que o papa vai fazer em 25 de março "obviamente estamos lembrando as palavras que Santa Maria de Guadalupe disse ao humilde são Juan Diego Cuauhtlatoatzin naquele 12 de dezembro de 1531".

O padre Chávez destacou que a consagração de 25 de março busca "que Maria os proteja, cuide deles e reine a paz, porque ela é a Mãe da Paz".

O padre mexicano, cônego da basílica de Guadalupe na Cidade do México, onde se conserva a imagem original que milagrosamente apareceu no manto de são Juan Diego em 12 de dezembro de 1531, disse que o arcebispo primaz do México, cardeal Carlos Aguiar, se unirá , como todos os bispos do mundo, à consagração da Rússia e da Ucrânia em 25 de março.

A celebração acontecerá ao meio-dia na Basílica de Guadalupe.

Padre Chávez encorajou todos os católicos a se unirem “fortemente em oração pela paz, para que abram este coração ao irmão, para que já deixem estas armas, esta guerra”.

“Vamos pedir muito ao Senhor, através de Santa Maria de Guadalupe, que toque o coração de nossos irmãos e o nosso também, porque também estamos lutando a nossa guerra”, disse.

Assim, disse, poderemos compreender que Maria Santíssima "é nossa Mãe, a Mãe do Deus Verdadeiríssimo Deus por quem vivemos".

“Somos filhos de Deus. Devemos continuar repetindo que Maria é nossa Mãe e que nosso próximo é meu irmão”, destacou.

Confira também: