Na tarde de hoje (26), dia de são Joaquim e santa Ana e terceiro dia de sua viagem apostólica ao Canadá, o papa Francisco participará da tradicional peregrinação ao Lago Santa Ana.

A peregrinação, conhecida como “Lac Ste Anee Pilgrimage”, remonta a 1889 e tornou-se a peregrinação anual mais importante para os católicos norte-americanos.

Cerca de 40 mil pessoas seguem, em julho, em peregrinação ao lago na região de Alberta. O local de peregrinação era sagrado para os povos indígenas como local de cura. Os indígenas o chamavam de "lago de Deus".

Mais tarde, o lago foi foi chamado "Lac Ste Anne" por padre Jean-Baptiste Thibault, o primeiro padre católico a estabelecer uma missão no local, em homenagem à avó de Jesus.

Posteriormente, os missionários Oblatos de Maria Imaculada organizaram a primeira peregrinação ao lago, depois que um de seus missionários, o padre Lestanc, visitou o santuário de Ste Anne d'Auray, na França. Lá, segundo a história, este padre teve uma revelação divina e entendeu que deveria construir um santuário em honra de Santa Ana junto ao lago para torná-lo um local de peregrinação.

Ao retornar, ele não perdeu tempo para realizar o que Deus lhe tinha revelado. A primeira peregrinação aconteceu em 1889 com a presença de várias centenas de pessoas e logo se tornou um evento anual.

O lago, onde o papa Francisco também presidirá a Liturgia da Palavra hoje, foi declarado Patrimônio Histórico Nacional pelo governo do Canadá em 2004.

Confira também: