Através de um telegrama enviado ao Arcebispo Castrense da Espanha, Dom Juan del Río Martín, o Papa Francisco expressou o seu pesar pelo falecimento do Cardeal José Manuel Estepa Llaurens, ocorrido no domingo, 21 de Julho.

"Tendo recebido a notícia do falecimento do Cardeal José Manuel Estepa Llaurens, Arcebispo Ordinário Militar Emérito da Espanha, peço a vossa excelência que tenha a bondade de fazer chegar a seus familiares, assim como aos sacerdotes e fiéis deste arcebispado castrense, meu pesar e proximidade espiritual”, diz o Santo Padre no telegrama.

O Pontífice continua "recordando com gratidão os frutos de seu constante e generoso serviço à Igreja” e oferece orações "pelo seu descanso eterno”. Além disso, concede sua “Bênção Apostólica, como sinal de fé e esperança em Cristo ressuscitado".

O Cardeal Estepa Llaurens faleceu em Madri, aos 93 anos. Ao longo de sua vida, o Purpurado esteve muito vinculado ao ensino e à catequese. Pertenceu à comissão composta por seis bispos que redigiram o Catecismo da Igreja Católica e foi responsável pela versão e edição em espanhol.

José Manuel Estepa Llaurens nasceu em Andújar (Jaén), em 1º de janeiro de 1926, e foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1954. Foi Bispo Auxiliar de Madri, Vigário Geral Castrense e, desde 1986, Ordinário Militar para a Espanha.

O Papa Bento XVI o criou Cardeal em 20 de novembro de 2010.

Confira também: