O Papa Francisco nomeou o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, Delegado Pontifício para os Arautos do Evangelho, depois de ter estudado a documentação da Visita Apostólica iniciada no dia 23 de junho de 2017.

A Visita Apostólica e a decisão do Papa de nomear um Delegado Pontifício devem-se, segundo comunicado emitido neste sábado, 28, a uma série de carências “no estilo de governo, na vida dos membros do Conselho, a pastoral vocacional, na formação de novas vocações, na administração, na gestão das obras e dos recursos”. O texto foi publicado hoje no Vatican News e difundido pela Sala de Imprensa do Vaticano.

“Tanto neste caso, como em casos parecidos, a decisão da Santa Sé não deve ser considerada um castigo, mas uma iniciativa dirigida ao bem das instituições comissariadas para buscar resolver os problemas existentes”, afirma-se no artigo.

A Visita Apostólica, realizada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, às três ramas dos Arautos do Evangelho (a Associação Internacional Pública Arautos do Evangelho, a Sociedade de Vida Apostólica Clerical Virgo Flos Carmeli e a Sociedade de Vida Apostólica Feminina Regina Virginum), emitiu uma série de conclusões que foram estudadas pelo Santo Padre antes de tomar sua decisão.

Os Arautos do Evangelho foram fundados pelo sacerdote João Clá Dias, depois de separar-se da associação Tradição, Família e Propriedade (TFP), fundada no Brasil na década de 1950 por Plinio Correia de Oliveira.

Os Arautos foram reconhecidos pelo então Pontifício Conselho para os Leigos em 22 de fevereiro de 2001 como Associação Privada de Fiéis de direito pontifício. Atualmente estão presentes em mais de 50 países.

O Cardeal Damasceno estará acompanhado por Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, Bispo Auxiliar de Brasília, e pela irmã Marian Ambrosio, Superiora das Irmãs da Divina Providência em qualidade de ajudantes.

Confira: