A igreja de São Pedro, em Genebra, Suíça, terá a primeira missa católica em quase 500 anos. A igreja se tornou protestante com a reforma calvinista em 1536. A cerimônia, antes marcada para 29 de fevereiro de 2020, foi adiada por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas.

A paróquia protestante de São Pedro anunciou a nova data em um comunicado neste mês.  “É uma alegria para nós finalmente honrar o convite lançado há dois anos à comunidade católica romana. E é uma graça poder finalmente viver este importante momento de fraternidade entre as nossas comunidades”, diz o anúncio.

A catedral de São Pedro tem um peso simbólico importante, porque João Calvino a escolheu como sede de sua igreja reformada durante os anos em viveu em Genebra. A “cátedra de Calvino” ainda está na catedral.

Tanto Genebra quanto Lausanne mantiveram a denominação católica de catedral para suas principais igrejas, apesar de elas terem passado para os protestantes em 1536.

O início da Reforma se deu em 1535, quando, em 8 de agosto, Guillaume Farel pregou pela primeira vez diante de uma enorme multidão, apesar da proibição dos magistrados da cidade. Na tarde do mesmo dia, iconoclastas devastaram a catedral de São Pedro, destruindo estátuas e imagens, pribidas pelo novo culto. A Reforma foi então proclamada oficialmente em 21 de maio de 1536.

Reduto do protestantismo, Genebra, também chamada de "A Roma protestante", tem mais católicos do que protestantes desde os anos 1950 e 1960, principalmente com a chegada de imigrantes italianos, espanhóis e portugueses.

Em 1821, a diocese católica de Genebra foi unida à de Lausanne, cujo bispo residia em Friburgo desde o século XVII. Somente a partir de 1924 a diocese recebeu o atual nome de Lausanne, Genebra e Friburgo.

Ainda não se sabe se será mantida a ideia original de a missa do dia 5 de março ser celebrada pelo cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Koch, na época do primeiro anúncio da missa em São Pedro deveria ser considerada "um grande símbolo da unidade cristã.

Uma cerimônia católica em uma igreja tão cara ao protestantismo é um fato inédito em Genebra. Em Lausanne houve uma missa católica na antiga catedral de Nossa Senhora, há quinze anos.

A ideia da missa em São Pedro nasceu de um convite da paróquia protestante de Saint-Pierre Fusterie, através do pastor Emmanuel Fuchs, presidente da igreja protestante de Genebra. Segundo Fuchs, houve cerimônias na igreja com a presença de católicos, mas é a primeira vez que as chaves da catedral serão totalmente entregues aos católicos

Confira também: