Morreu nesta quarta-feira na Diocese de Bafatá (Guiné-Bissau), em decorrência da Covid-19, Dom Pedro Carlos Zilli, o primeiro bispo missionário brasileiro. O Prelado havia testado positivo para o coronavírus em 9 de março e estava internado desde o dia 11.

Natural de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Dom Zilli tinha 66 anos, era membro do Pontifício Instituto para as Missões Estrangeiras – PIME, e foi o primeiro bispo da Diocese de Bafatá. Em comunicado sobre a morte do prelado, a direção do PIME expressou: “Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine. Descanse em paz. Amém”.

Por sua vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressou “pesar”. “Unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos, ao povo de Deus e missionários na diocese de Bafatá e ao Pontifício para Missões Estrangeira (PIME) que puderam se enriquecer com a doação deste nosso irmão brasileiro enviado como missionário para evangelizar uma parcela do povo africano”, afirmou em nota assinada pela presidência da entidade.

A CNBB também reforçou que Dom Zilli, “como os primeiros cristãos, não enfrentou tempos fáceis em seu ministério em solo africano”. Entretanto, destacou, “conforme o Papa Francisco assinalou em sua mensagem para do Dia Mundial das Missões deste ano, testemunhamos que, pela sua fé em Jesus Cristo, esse nosso irmão espalhou o perfume do Evangelho, suscitando por onde andou aquela alegria que só Espírito pode dar”.

Dom Pedro Carlos Zilli nasceu em 7 de outubro de 1954 em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Proferiu seus votos ao PIME em 1984 e foi ordenado sacerdote em 1985. Neste mesmo ano, foi enviado a Guiné-Bissau, onde se tornou vigário paroquial na missão de Bafatá.

Também foi delegado do bispo para a zona pastoral de Cacheu e presidente da comissão para a formação dos seminaristas maiores, de 1986 a 1998, e superior regional do PIME na Guiné-Bissau, de 1993 a 1997.

Retornou ao Brasil em 1998 e exerceu as funções de diretor espiritual do seminário filosófico do PIME e vice-superior regional para o Brasil-Sul.

Em 13 de março de 2001, foi nomeado por São João Paulo II como Bispo de Bafatá, definido como primeiro bispo missionário brasileiro. Recebeu a ordenação episcopal em 30 de junho de 2001.

Confira também: