A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé informou através de um comunicado de que suas diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube e Instagram) já somam mais de 4 milhões de usuários, o que reconhece o trabalho da nova Secretaria na reforma da estrutura midiática do Vaticano.

Um exemplo são os 3 milhões de novos seguidores no Facebook ou o “imediato reconhecimento visual” no Twitter da conta @vaticannews, o novo portal de notícias da Santa Sé.

As distintas redes sociais “são coordenadas pela Direção Editorial e pela Direção Teológico-Pastoral da Secretaria para a Comunicação”, disse também a nota. Além disso, uma equipe da Secretaria para a Comunicação, junto com a Secretaria de Estado, se ocupa dos perfis oficiais do Papa: no Twitter, @Pontifex, com 44 milhões de seguidores em 9 línguas, e @Franciscus no Instagram, com 5 milhões de seguidores.

Por sua parte, Mons. Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação, assegura que “o fortalecimento da nossa presença nas redes sociais constitui um dos efeitos do grande processo de reforma da mídia vaticana em vias de conclusão”.

“Como agentes da comunicação, segundo a lógica da Igreja em saída, todos somos chamados a estar em meio às pessoas. Hoje isso quer dizer habitar as redes sociais e a internet com convicção e responsabilidade. Portanto, deve ser muito clara a nossa perspectiva que exige colocar no centro a pessoa, a relação, a cultura do encontro e, somente em última instância, a tecnologia”.

Confira também: