A Romaria do Divino Pai Eterno volta a acontecer neste ano em Trindade (GO), de 24 de junho a 3 de julho, depois de dois anos com restrições por causa das medidas sanitárias impostas por temor da covid-19. A confirmação foi dada pelo reitor do santuário, padre João Paulo Santos, após reunião ontem (12) com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Segundo o reitor, as atuais condições epidemiológicas permitem a realização da romaria, de “que estávamos com tanta saudade”.

A Romaria do Divino Pai Eterno é uma festa religiosa que dura dez dias, até o primeiro domingo de julho. Segundo o Santuário de Trindade, trata-se do maior evento religioso da região Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Ao todo, são realizadas cerca de 100 missas e mais de 45 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.

Em 2019, última edição em que a Romaria aconteceu em Trindade antes da pandemia, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pelo santuário do Pai Eterno durante os dez dias de festa. Em 2020 e 2021, houve apenas uma programação on-line.

Neste ano, a romaria terá como tema “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”. O reitor do santuário afirmou que ainda neste ano, “algumas coisas serão diferentes”, por causa da covid-19. “Afinal, a fé e o cuidado com a vida precisam caminhar juntos. Hoje, temos mais tranquilidade, mas o vírus ainda circula”, disse.

Segundo ele, as missas que geralmente apresentam um maior fluxo de pessoas serão celebradas na área externa e haverá um intervalo maior entre as celebrações para a higienização do local. “O que podemos garantir é que temos nos dedicado dia e noite para oferecermos uma estrutura tranquila e segura a todos os filhos e filhas do Divino Pai Eterno”, disse padre João Paulo.

Confira também: