Um vídeo que viralizou mostra um sacerdote em um avião levando em suas mãos o Santíssimo Sacramento, enquanto abençoa e, além disso, protege os cidadãos de Beirute (Líbano), onde o surto de coronavírus COVID-19 já causou a primeira morte. 

Este fato ocorreu no sábado, 7 de março de 2020. Pe. Majdi Allawi, sacerdote maronita libanês, decolou em um avião de um aeroporto perto de Beirute, acompanhado pelo jornalista Dylan Collins, da agência AFP.

"Neste fim de semana, a AFP voou com o sacerdote maronita libanês Majdi Allawi sobre o céu de Beirute, para abençoar o país atingido pela crise e protegê-lo do coronavírus frente ao medo de que alcance o seu pico de propagação”, escreveu o jornalista como informação do vídeo publicado.

Segundo o meio de comunicação inglês The Independent, Pe. Allawi sobrevoou aproximadamente duas horas sobre Beirute e outras áreas com o ostensório "para abençoar o país, proteger a pátria e curar os infectados pelo coronavírus".

O Ministério de Saúde do Líbano anunciou na terça-feira, 10 de março, a primeira fatalidade de COVID-19, um homem de 56 anos que estava em quarentena em Beirute. Um dia antes, foi informado que o número de pessoas infectadas chegou a 41.

Como resposta, o governo fechou escolas, universidades, creches e locais de entretenimento até 14 de março.

Pe. Allawi vem de uma família muçulmana xiita e se converteu ao catolicismo em 15 de agosto de 1981, quando tinha apenas 11 anos de idade.

Ao se tornar sacerdote católico, fundou a associação espiritual apostólica, de caridade e social Bonheur du Ciel, que ajuda jovens dependentes químicos no Líbano. Ele também fundou o primeiro restaurante para pobres no país na cidade de Bourj Hammoud.

No passado, sobreviveu a um acidente grave e a uma doença grave causada por um vírus. O presbítero atribuiu a sua cura inexplicável à intercessão de São Charbel Makhlouf.

The Independent observa que a preocupação com o coronavírus no Oriente Médio "aumentou por causa da situação no Irã, onde quase 300 pessoas morreram e o governo do país registrou um total de mais de 8 mil infecções".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: