O santuário de Fátima, em Portugal, vai se unir ao papa Francisco no dia 31 de maio para o terço pela paz. Francisco rezará diante da imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, acompanhado simultaneamente por diversos santuários em todo o mundo.

A iniciativa é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova evangelização. “Aa conclusão do mês mariano, o Papa Francisco deseja oferecer um sinal de esperança ao mundo, que sofre pelo conflito na Ucrânia, e se encontra profundamente ferido pela violência dos muitos cenários de guerra em várias partes do mundo”, afirmou comunicado da Santa Sé.

No santuário de Fátima, a oração do terço será às 17h (13h, no horário de Brasília) e os mistérios serão rezados nas sete línguas oficiais do santuário, bem como em ucraniano e árabe. O momento de oração será celebrado pelo reitor, padre Carlos Cabecinhas.

Na basílica de Santa Maria Maior rezarão junto com o papa crianças e jovens que receberam a primeira comunhão e a crisma nas últimas semanas, famílias da comunidade ucraniana de Roma, representantes da Juventude Ardente Mariana (GAM), membros do Corpo de Gendarmaria do Vaticano e da Pontifícia Guarda Suíça, as três paróquias de Roma dedicadas a Nossa Senhora Rainha da Paz e membros da cúria romana. Rezarão cada mistério do terço uma família ucraniana, pessoas relacionadas a vítimas de guerra e um grupo de capelães militares com suas respectivas corporações.

Também estarão unidos ao papa Francisco nesta oração o santuário da Mãe de Deus, em Zarvanytsia, Ucrânia, a catedral de Sayidat al-Najat (Nossa Senhora da Salvação), no Iraque, a catedral de Nossa Senhora da Paz, na Síria, a catedral de Maria Rainha da Arábia, no Bahrein. Vão se somar a estes alguns santuários internacionaiso, como basílica de Nossa senhora de Guadalupe, no México, santuário de Lourdes, na França, a Santa Casa de Loreto e o santuário da Santíssima Virgem do Santo Rosário, na Itália, o santuário de Nossa Senhora de Knock, na Irlanda, o santuário de Jasna Góra, na Polônia, o santuário dos Mártires Coreanos, na Coreia do Sul.

Fátima em unidade com o papa pela paz

Esta não será a primeira vez que o santuário de Fátima atende a um chamado do papa Francisco para rezar pela paz. No dia 25 de março deste ano, Francisco celebrou, no Vaticano, um ato de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Simultaneamente, o esmoleiro pontifício, cardeal Konrad Krajewski, celebrou este ato na Cova da Iria, como enviado do papa.

Além disso, em 13 de maio de 2021, o santuário participou da maratona de oração promovida pelo papa Francisco durante maio, o mês mariano. Na ocasião, rezou-se o terço pelo fim da pandemia, com uma intenção especial pelos presidiários de todo o mundo. Também em 30 de maio de 2020, Fátima foi um dos santuários marianos espalhados pelos cinco continentes que se juntou ao papa na oração do terço para assinalar o mês de Maria e pedir a consolação de Nossa Senhora para enfrentar a pandemia de covid-19.

Confira também: