A Igreja no Brasil começa a celebrar neste dia 1º de outubro a Semana Nacional da Vida (SNV), que traz como tema neste ano “Vida: dom e compromisso”.

A SNV é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família.

Conforme recordou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom Ricardo Hoepers, “neste ano, o tema da Semana Nacional da Vida retoma a Campanha da Fraternidade ‘Vida: dom e compromisso’”.

Nesse sentido, indicou que “somos convidados a viver, cada dia dessa semana, com disposição interior de levarmos o Evangelho da Vida aos corações que precisam de cuidado e atenção”.

O também bispo da Diocese de Rio Grande (RS) falou ainda sobre a importância da família e sobre a busca pela superação de uma crise sanitária e social, a qual, segundo ele, na atualidade, soma-se a uma crise moral.

“O Papa São João Paulo II já apontava uma causa de toda essa crise moral: um ataque desenfreado contra a família, a célula da sociedade, o santuário da vida”, sublinhou.

Citando a encíclica Centesimus annus, do Papa São João Paulo II, Dom Hoepers afirmou que “a família ‘é o lugar onde a vida, dom de Deus, pode ser convenientemente acolhida e protegida contra os múltiplos ataques que está exposta e pode desenvolver-se segundo as exigências de um crescimento humano autêntico’”.

Por isso, advertiu que, “com a crise da família, a sociedade toda entra em colapso”.

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e culmina no Dia do Nascituro, 8 de outubro, data escolhida pela proximidade com a festa de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

O objetivo é propor à sociedade o debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até o seu fim natural.

Confira também: