Na homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, o Papa Francisco falou novamente sobre os corruptos e assegurou que “um homem e uma mulher com o coração fraco, ou enfraquecido, são pessoas derrotadas”.

Ao comentar as leituras do dia, recordou que o rei Davi é santo, mesmo que tenha sido um pecador, entretanto, Salomão foi rechaçado por Deus porque era corrupto.

O Santo Padre falou sobre o enfraquecimento do coração e disse que este “é um caminho lento, que escorrega pouco a pouco… E Salomão, adormecido na sua glória, na sua fama, começou a percorrer este caminho”.

“É melhor a clareza de um pecado do que o enfraquecimento do coração”, manifestou. “O grande Rei Salomão acabou sendo corrupto: tranquilamente corrupto, porque seu coração tinha se enfraquecido”.

O Pontífice criticou o fato de alguns cristãos acharem que não cometem pecados graves. “Não, eu não cometo pecados graves”. “Mas como é o seu coração? É forte? Permanece fiel ao Senhor ou você escorrega lentamente?”.

“O que fazer então para que isso não aconteça?”, perguntou-se. “Vigiar o seu coração. Vigiar. Todos os dias, estar atento ao que acontece no seu coração”.

“Davi é santo. Era pecador. Um pecador pode se tornar santo. Salomão foi rejeitado porque era corrupto. Um corrupto não pode se tornar santo. E à corrupção se chega por aquele caminho do enfraquecimento do coração”.

Portanto, “vigilância. Como é o meu coração, a relação com o Senhor. E saborear a beleza e a alegria da fidelidade”, pediu.

Leitura comentada pelo Papa:

Primeira leitura (1Rs 11,4-13)

4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi.

7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor.

11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.

Confira também: