A Basílica da Sagrada Família de Barcelona acolheu no domingo a Missa em sufrágio pelas vítimas dos atentados terroristas da quinta-feira, 17 de agosto, em Barcelona e Cambrils.

Em sua homilia, o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Juan José Omella, destacou a imagem da unidade mostrada pelos cidadãos e pelas autoridades após o atentado e pediu que dediquem todos os esforços possíveis para alcançar a paz.

“A paz é o melhor alimento das nossas vidas e para ganhá-la não devemos poupar esforços”, indicou. Além disso, pediu “que seja concedido a todos ser artesãos da paz”.

Nesse sentido, o Cardeal recordou que “estamos neste templo para pedir a Deus pelas vítimas, para que cure os feridos pelos atentados e que conceda a este mundo viver em paz e harmonia”.

Cerca de 1.800 pessoas participaram da celebração eucarística no templo, obra do arquiteto Antoni Gaudi. Entre os presentes estavam o Rei da Espanha, Felipe VI, o presidente do governo, Mariano Rajoy, o presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, e diferentes representantes dos governos europeus e mundiais, assim como líderes de diversas religiões.

O Arcebispo de Barcelona se referiu a esta imagem da unidade evidenciada dentro da Basílica: “É belo ver que as autoridades, o Estado, autonomias e pessoas de diferentes confissões e condições sociais. Este é um lindo mosaico, todos unidos com o objetivo comum de paz, respeito, fraternidade e amor solidário. A união nos fortalece. A divisão nos corrói e nos destrói”.

Finalmente, o Cardeal Omella também contou que, além das mensagens públicas de condenação e de solidariedade, o Papa Francisco enviou uma mensagem de condolências ao seu telefone na qual disse: “Cardeal Omella, além da mensagem do Cardeal Parolin, quero pessoalmente fazer-me próximo do senhor e acompanhá-lo na Missa que celebrará. Estou perto de vocês neste momento doloroso, acompanho-os muito. Que Deus os abençoe. Rezo por vocês e peço que vocês rezem por mim”.

De acordo com as últimas notícias, o número de vítimas do atropelamento em massa que ocorreu na quinta-feira, 17 de agosto, em Barcelona e na cidade vizinha de Cambrils, já aumentou para 15. Além disso, mais de 100 pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave. O atentado terrorista foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Confira também: