A Universidade Francisco de Vitoria de Madri, Espanha, concedeu o título de doutor honoris causa a Kiko Argüello, iniciador do Caminho Neocatecumenal, e ao rabino David Rosen, diretor internacional de Assuntos Religiosos do Comitê Judaico Americano, pelo diálogo entre judeus e cristãos.

Durante o seu discurso, Kiko Argüello lembrou a Carmen Hernández, iniciadora do Caminho Neocatecumenal e que morreu em 2016 e disse que “Carmen também mereceria este doutorado”.

“Agradeço ao Senhor e a esta universidade por este evento que marca um percurso de aproximação e amizade entre o Caminho Neocatecumenal e o povo judeu, que começou com Carmen Hernández em sua viagem por Israel em 1963-64”, destacou Argüello.

Ele também lembrou que em uma ocasião um ministro de Israel perguntou-lhe “onde os irmãos do Caminho adquiriram seu amor pelo povo judeu”, ao que Argüello respondeu que “todos somos como Abraão, que deixa a sua terra e não sabe para onde vai. Deus escolhe Abraão, faz-lhe uma promessa e a palavra de Deus dá vida à história, põe-na em movimento. E Abraão deve seguir o Senhor. Assim ensinamos aos irmãos do Caminho que todos somos filhos de Abraão, que este é o caminho da fé”.

Ele também destacou a profunda união com o povo judeu, “são nossos pais na fé, e estamos muito gratos a Deus por isso”, e reforçou que “temos uma batalha comum a travar contra a Besta que quis Auschwitz, e que continua atuando no mundo. E que prepara um novo ataque contra a Igreja e o povo judeu, no ateísmo e na negação de Deus. Nesta batalha em que nos encontramos, devemos ajudar-nos mutuamente, cristãos e judeus, a fortalecer nossos laços para seguir a vontade de Deus, que é redimir a sociedade, salvar a família judaico-cristã e a transmissão da fé aos filhos”.

O rabino David Rosen disse que “esta transformação que levou judeus e cristãos das profundezas de séculos de hostilidade e alienação mútua, para uma de total positividade, diálogo e colaboração, que temos a bênção de desfrutar hoje, é verdadeiramente notável e certamente um sinal providencial em si mesmo”.

Daniel Sada, reitor da Universidade Francisco de Vitoria, disse que estes dois novos doutores dão uma lição clara de que “na educação, na política e na ética, a grandeza da ação humana, mais do que das nossas ocorrências, surge da experiência partilhada do bem. A justa relação com Deus, com o seu Nome e com os irmãos, nasce da livre adesão de coração aos seus mandatos, não da genialidade das nossas ideias”.

Confira também: