A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou que “deixa de ser obrigatório o uso das máscaras nos espaços das celebrações e outras atividades pastorais da Igreja”. A decisão foi tomada após novas normas do governo sobre o uso da proteção facial.

“Porém, sabendo que a pandemia ainda não terminou e num sentido de bom senso e responsabilidade comum, recomenda-se que haja cuidados acrescidos nos espaços fechados onde o devido arejamento nem sempre é possível”, afirma a CEP.

O uso de máscaras nas igrejas em Portugal era obrigatório desde maio de 2020 e terminou na sexta-feira (22), com a publicação de um comunicado do secretariado geral da CEP.

Segundo a CEP, a dispensa do uso de máscaras nas igrejas é consequência do Decreto-Lei n.º 30-E/2022 de 21 de abril da Presidência do Conselho de Ministros. Segundo este decreto, a obrigatoriedade do uso de máscaras fica limitada a locais como estabelecimentos e serviços de saúde, estruturas residenciais ou de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis ou pessoas idosas, unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e transportes coletivos de passageiros.

Confira também: