A Catedral de Xalapa, no estado mexicano de Veracruz, e o Templo Expiatório do Sagrado Coração de Jesus, conhecido como "El Beaterio", foram vandalizados durante uma marcha supostamente em protesto contra a repressão policial em 8 de junho.

 

Grupos feministas radicais estavam entre as cerca de 50 pessoas que danificaram diversos edifícios públicos e privados no centro de Xalapa.

Entre as mensagens que pintaram nos templos católicos, lê-se "pedófilos", "estado opressor", "estupradores" e "guerra ao estado e à capital".

A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, soube que uma imagem de Nossa Senhora foi danificada dentro de "El Beaterio".

 

Há apenas uma semana, em 1º de junho, pelo menos cinco templos católicos em Xalapa foram pichados durante a madrugada.

Em diálogo com a ACI Prensa, o Pe. José Manuel Suazo Reyes, diretor do Escritório de Comunicação Social da Arquidiocese de Xalapa, destacou que "infelizmente estamos vivendo esse tipo de manifestação que, por onde passa, destrói tudo o que encontra".

"Lamentamos que as forças de ordem tolerem esse tipo de abuso contra terceiros. Nós cidadãos estamos indefesos", acrescentou.

"Os vândalos deste dia picharam paredes, edifícios, quebraram janelas e atacaram negócios, espalhando terror e medo entre as pessoas. Esse é o panorama que vimos nesta manhã. Condenamos esse tipo de manifestações violentas e denunciamos a inação das forças da ordem", disse.

Pe. Suazo Reyes também enfatizou que "a liberdade de expressão e os protestos têm um limite, o direito de terceiros. Você não pode exigir que a violência cesse com mais violência".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

Mais em