A Santa Sé comemorará seis anos do Pontificado do Papa Francisco, que se completará em 13 de março de 2019, com a emissão de uma medalha que estará disponível a partir de quinta-feira, 26 de julho, na Livraria Editora Vaticana.

A medalha do VI Ano do Pontificado de Sua Santidade Francisco, como se denominará a emissão de forma oficial, terá raios de luz concêntricos que saem de uma pomba na parte superior, que iluminam o brasão papal, o que remete simbolicamente aos dons que o Espírito Santo dá à Igreja.

No reverso superior da medalha, está representado o triunfo da paz com um ramo de oliveira e a mãe que abraça o filho. E ao lado, na parte um pouco mais inferior, é representada a guerra pelo arame farpado, símbolo de coerção e violência, representando desse modo a guerra.

Entre estes dois cenários opostos, paz e guerra, vemos a flor tradicional de papoula, símbolo dos caídos na guerra. Na borda do reverso da medalha está escrita a frase “Nada se perde com a paz. Tudo pode ser perdido com a guerra”, pronunciada por Pio XII em uma mensagem de rádio em 24 de agosto de 1939.

Deste modo, tenta-se transmitir a ideia de que, um século após o fim da Primeira Guerra Mundial, a escolha entre a paz e a guerra ainda é dramaticamente atual.

Finalmente, na borda da medalha está: "E Civitate Vaticana", junto com o número da medalha.

Cada exemplar é acompanhado por um certificado de garantia, numerado, com carimbo da Secretaria de Estado e do Instituto Poligráfico e Casa da Moeda do Estado Italiano.

Confira também: