A Festa de Diwali ou Deepavali é uma das mais importantes do calendário hindu, simboliza a vitória do bem sobre o mal e é chamada a “Festa das luzes"; por isso, como todos os anos, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso enviou uma mensagem aos fiéis hinduístas intitulada: "Fiéis: Construtores de fraternidade e de coexistência pacífica".

Um tema que parte da Declaração de Abu Dhabi, que se tornou um pouco a diretriz do diálogo para a Santa Sé.

A mensagem assinada pelo presidente e secretário do dicastério, Cardeal Miguel Ayuso Guixot, e Indunil Kodithuwakku Janakaratne Kankanamalage, concentra-se na contribuição que as confissões religiosas podem dar às sociedades onde há "um desenvolvimento sem precedentes em muitos campos", onde há esforços para o diálogo inter-religioso e intercultural, mas também "apatia, indiferença e até mesmo ódio de algumas pessoas religiosas em relação a outras”.

Essa apatia leva a uma falta de "reconhecimento do outro como irmão e irmã", situação que preocupa e que leva o Pontifício Conselho a lembrar que "a religião nos inspira a ver no outro um irmão que deve ser ajudado e amado", e "nos ensina a respeitar a dignidade inviolável e os direitos inalienáveis do outro sem preconceitos em relação ao seu credo ou cultura".

A mensagem enfatiza que, "somente quando os seguidores das religiões exigem de si mesmos uma vida coerente com sua ética religiosa, eles podem ser vistos como pessoas que realmente desempenham seu papel de construtores de paz e testemunhas de nossa humanidade compartilhada”.

As religiões são chamadas para ajudar os fiéis a “levar uma vida autêntica”, assinala a mensagem e afirma que viver “num espírito de fraternidade e amizade através de um diálogo constante é o modo natural de ser de um hinduísta ou cristão”, sem diminuir a determinação de espalhar sementes da fraternidade, embora “as notícias negativas dominem os títulos dos jornais”.

Para o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, "a convicção de que é possível construir um mundo de fraternidade é motivo suficiente para nos comprometermos ainda mais com os esforços para construir o edifício da fraternidade e da convivência pacífica".

A mensagem lembra que este ano o Despavali – a ser celebrado em 27 de outubro – coincide com os 150 anos do nascimento de Mahatma Ghandi, e enfatiza que "faremos bem" em nos inspirar em seu exemplo para viver de forma pacífica.

“Como fiéis arraigados em nossas convicções religiosas e com uma preocupação comum pelo bem-estar da família humana, podemos unir nossas mãos com as de diferentes tradições religiosas, de todas as pessoas de boa vontade e nos esforçar para fazer tudo o que for possível, com um senso de responsabilidade partilhado, para construir uma sociedade mais fraterna e pacífica”, conclui a mensagem.

Confira também: