As relíquias de São João XXIII voltaram à sua terra natal Sotto il Monte, na cidade italiana de Bergamo, nesta quinta-feira, 24 de maio, onde permanecerá até 10 de junho, para que possam ser veneradas pelos fiéis por ocasião do 55º aniversário do falecimento do Pontífice.

Durante esses 18 dias, haverá numerosos atos. Cada dia se centrará em um tema espiritual que tem a finalidade de “regressar aos elementos destacados da vida do 'Papa bom' e assim ressoar as suas palavras de novo e aprender delas”, explicou Dom Francesco Beschi, Bispo de Bergamo, a L'Osservatore Romano.

A urna com o corpo de São João XXIII chega ao centro de Bergamo hoje, onde é recebida pelas autoridades e pelos fiéis.

Em seguida, será transladada à prisão de Via Gleno e, logo depois, percorrerá a catedral, o seminário, o hospital, o Santuário da Cornabusa em Valle Imagna, o convento de Baccanello e, finalmente, será instalada em Sotto il Monte, terra natal do santo.

No domingo, 3 de junho, dia em que se celebra os 55 anos da morte do Papa, o Arcebispo de Milão, Dom Mario Delpini, presidirá uma Missa com todos os Bispos da região italiana da Lombardia.

No sábado, 9 de junho, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, presidirá o encerramento das celebrações dos 55 anos da morte de São João XXIII.

Confira também: