O Vaticano publicou o nono vídeo com as intenções de oração do Papa Francisco para 2019, no qual pede para rezar, durante o mês de setembro, pela "proteção dos mares e oceanos".

“A Criação é um projeto do amor de Deus para toda a humanidade”, lembra o Santo Padre em seu tradicional vídeo mensal, no qual, nesta ocasião, exorta a rezar “para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos”.

Nesse sentido, o Pontífice destaca a importância de cuidar do meio ambiente, uma responsabilidade de todos, porque "nossa solidariedade com a ‘casa comum’ nasce da nossa fé", explica.

“Os oceanos não só contêm a maior parte da água do planeta, como também a maior parte da vasta variedade de seres vivos, muitos deles ameaçados por diversas causas”, adverte Francisco no vídeo do Papa promovido pelo ex-Apostolado da Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa.

Por sua vez, a Rede Mundial de Oração do Papa explicou que o Santo Padre “chama a atenção para os mares e os oceanos, que albergam ‘a maior parte da água do planeta e também a maior variedade de seres vivos’".

Nesse sentido, o Papa Francisco, "preocupado com o estado atual de muitos deles", pede orações a todos os fiéis católicos para que "os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos em medidas de proteção", uma vez que os oceanos são "os pulmões do mundo".

"Para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares, realça a necessidade de implementar uma ‘abordagem interdisciplinar’ que tenha em conta a pessoa humana", disse a Rede Mundial de Oração do Papa, que também informou que, "cada ano, 13 milhões de toneladas de plástico se infiltram no oceano, provocando, entre outros danos, a morte de 100 mil espécies marinhas”.

Da mesma forma, deve-se notar que esta edição do vídeo do Papa contou com a colaboração do jornalista e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, que tem uma trajetória cinematográfica e fotográfica "orientada para o cuidado do planeta e dos oceanos".

Por último, o novo vídeo do Papa foi apresentado antes da celebração do Dia Mundial de Oração pelo cuidado da criação, que é celebrado todos os anos em 1º de setembro e coincide com o início do "Tempo da Criação", uma celebração anual de oração e de ação pela proteção do meio ambiente, à qual se juntam cristãos de todas as religiões e numerosos líderes religiosos. O "Tempo da Criação" começou em 1º de setembro e terminará em 4 de outubro de 2019, memória litúrgica de São Francisco de Assis.

Confira também: