Em uma vídeomensagem, o Papa Francisco expressa sua profunda dor pela guerra na Síria e pelas milhares de vítimas causadas por esta há cinco anos e assegura que existe uma solução política e não militar, e para isso é preciso rezar.

A mensagem faz parte da campanha pela paz na Síria promovida pela Caritas Internationalis intitulada “A paz na Síria é possível”.

Francisco assegura que o que acontece neste país é algo que “entristece muito o meu coração”. “É uma situação de sofrimento indizível, da qual é vítima o povo sírio, obrigado a sobreviver sob as bombas ou a encontrar vias de fuga para outros países ou áreas da Síria menos dilaceradas pela guerra: abandonam suas casas, tudo...”.

“Penso também nas comunidades cristãs, às quais dou todo o meu apoio, diante das discriminações que devem suportar”, expressou.

O Santo Padre pede aos fiéis “a construção de uma sociedade mais justa” porque “enquanto o povo sofre, enormes quantidades de dinheiro são gastas para fornecer armas aos combatentes”.

“Alguns dos países fornecedores destas armas também estão entre aqueles que falam de paz. Como se pode acreditar em alguém que com a mão direita nos faz carinho e com a esquerda nos golpeia?”, pergunta-se.

Em seguida, o Papa encoraja todos, adultos e jovens, “a viver com entusiasmo este Ano da Misericórdia para vencer a indiferença e proclamar com força que a paz na Síria é possível! A paz na Síria é possível!”.

“Convido-lhes a rezar pela paz na Síria e por seu povo, em ocasião das vigílias de oração, de iniciativas de conscientização nos grupos, nas paróquias e nas comunidades, para difundir uma mensagem de paz, uma mensagem de unidade e de esperança”, pede o Santo Padre.

Francisco convida: “À oração, segue-se as obras de paz” e exortar “aqueles que estão envolvidos nas negociações de paz, para que levem a sério estes acordos e se comprometam a facilitar o acesso às ajudas humanitárias”.

“Todos devem reconhecer que não existe uma solução militar para a Síria: mas somente uma solução política. Portanto, a comunidade internacional deve apoiar os diálogos de paz rumo à construção de um governo de unidade nacional. Unamos as forças, em todos os níveis, para fazer com que a paz na amada Síria seja possível. Isto sim será um grandioso exemplo de misericórdia e de amor vivido para o bem de toda a comunidade internacional!”, conclui a mensagem.

Confira também: