Depois de recuperar Bartella, na planície de Nínive, os soldados cristãos iraquianos construíram uma cruz com pedaços de uma árvore e a colocaram, junto com a bandeira do país, no alto de uma igreja enquanto tocavam os sinos.

As forças iraquianas, curdas e peshmergas conseguiram se situar apenas a cinco quilômetros ao norte de Mossul, onde se encontra o bastião do Estado Islâmico no Iraque. Assim o confirmou o porta-voz do Comando das Operações Conjuntas, o general da brigada, Yehia Rasul.

A ofensiva sobre Mossul está causando um lento retrocesso dos terroristas, que continuam mostrando uma dura resistência.

De fato, há alguns dias e como represália por este avanço, vários membros do Estado Islâmico atacaram a cidade de Kirkuk, de onde fugiram dezenas de estudantes cristãos do programa impulsionado pela arquidiocese de Kirkuk, no Iraque.

Felizmente, o diretor da plataforma CitizenGO na Alemanha, Eduard Pröls, em contato com o iraquiano Rafed Yaldo, confirmou à Actuall que os estudantes estão a salvo.

Publicado originalmente no Actuall.

Confira também: