Ana Maria é uma menina de apenas 3 anos e, na última semana, se tornou o membro mais novo do Apostolado da Oração da Paróquia Santa Ângela, em Araraquara (SP). O vídeo da pequena recebendo sua fita viralizou e comoveu as redes sociais.

O registro da pequena Ana recebendo sua fita foi postado pelo pároco local, Padre Helton Dias, no Facebook, em 5 de dezembro, e já conta com mais de 300 mil visualizações e milhares de reações.

“Deus e suas delicadezas! Aninha agora pertence ao Apostolado da Oração! ...ela reza que nem 'gente grande!' E não perde uma Missa! Dá gosto de ver!  Nisso a gente já percebe que a catequese dela já começou em casa! E é assim que deveria ser em todos os lares!”, afirmou o sacerdote.

O pároco também publicou algumas fotos desse momento e comentou: “Pensa numa menina que reza! E reza muito! Essa faz jus ao nome do movimento a que agora pertence! É muita alegria pro coração desse padre! Reze por mim, Aninha!”.

Publicado por Helton Dias em Sábado, 5 de dezembro de 2020

Ana recebeu sua fita do Apostolado da Oração na sexta-feira, 4 de dezembro.

Ao postar o vídeo em seu Facebook, a mãe da criança, Amanda Regina Martins Marins, assinalou que nunca forçou a menina a nada. “Apenas ensinei que ela deveria amar a Deus antes de tudo... pois é apenas nele que tiramos nossa força pra seguir... Ela tão pequena pediu ao padre uma fitinha vermelha... e chegou o grande dia. Aninha agora é do Apostolado da Oração”, contou

“Eu escolhi deixar de herança a minha filha a melhor parte”, acrescentou Amanda, explicando que “dinheiro nenhum paga a nossa Fé”.

Publicado por Helton Dias em Sábado, 5 de dezembro de 2020

Em declarações ao site Canção Nova, Amanda contou que o interesse partiu da própria criança, quando viu a mãe receber a fita de aspirante, “há mais de um ano”.

“A Ana manifestou o interesse, e quando me viu participar da Santa Missa e eu estava com a minha fita, ela pediu que eu colocasse nela. Eu disse a ela que aquela fita era minha e que chegaria o momento que ela usaria a dela também. Creio que isso tenha ficado no coração dela”, relatou.

De acordo com Amanda, mais tarde, quando a família participou de uma Missa na qual todas as pessoas faziam parte do Apostolado, acriança ficou vendo que todos “estavam com a fita” e, ao final, perguntou-lhe “quando poderia receber a fita dela”.

“Eu disse a ela que para receber a fita era preciso falar com o padre, pois somente ele poderia entregá-la”, disse Amanda. E foi isso que Aninha fez: quando encontrou Pe. Helton, logo falou que gostaria de receber a fita do Sagrado Coração de Jesus. “O padre ficou emocionado com o pedido dela. Ele disse: ‘Olha mãe, na próxima troca das fitas você passa a sua fita de aspirante para ela’”.

Publicado por Helton Dias em Sábado, 5 de dezembro de 2020

Por sua vez, o pároco relatou à Canção Nova que, “embora apenas com 3 anos, ela sempre se mostrou muito ativa na comunidade” e que, após o pedido da criança, ele passou a observar seus passos.

“Os pais dela sempre a incentivaram a rezar, são ministros da Eucaristia, colaboram na equipe de festa e estão sempre presentes na comunidade, dando testemunho da alegria de servir a Deus”.

E, no último dia 4 de dezembro, além da pequena Ana, também seu pai, Fábio Aparecido Marins, recebeu a fita do Apostolado da Oração.

Eu e minha casa Serviremos ao senhor ??❤ Obrigada meu amor pelo pai que vc é... Eu te amo

Publicado por Amanda Martins em Sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

“Não imaginávamos que ela receberia a fita dessa forma. Percebemos o respeito que viveu o momento, aguardando a sua vez na fila para receber a fita. Ela se portou como uma pessoa que entende o significado, ela sabe a importância”, destacaram os pais.

Mais em

Agora, segundo Pe. Helton, Aninha irá viver uma vida de oração junto aos membros do Apostolado, algo que ela já fazia antes. “Ela já vive isto, a Ana reza como gente grande. A Ana reza pelo Papa, pelos padres. A Ana se envolve com os outros membros mais velhos do Apostolado da Oração”, disse.

Já a mãe da pequena contou que todos os meses irão “explicar para ela qual é a intenção do Papa para aquele mês para que não seja uma oração automática”. E, quando as atividades foram retomadas após a pandemia de Covid-19, pretendem participar com a criança das adorações e gestos concretos geralmente promovidos pelo Apostolado da Oração.

Meu povo lindo! Amo vocês! Apostolado da Oração crescendo! Bendito seja Deus! Parabéns pelo dia de ontem! E aos novos membros: sejam bem-vindos!

Publicado por Helton Dias em Sábado, 5 de dezembro de 2020

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração, explica o seu site do Brasil, “é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa”.

Atualmente, é chamado Rede Mundial de Oração do Papa que, no último dia 3 de dezembro, foi transformada pelo Papa Francisco em uma Fundação com pessoa jurídica canônica e vaticana.

Esta nova Fundação vaticana é responsável pelo vídeo das intenções de oração do Papa, que é transmitido todos os meses com algumas palavras gravadas pelo Pontífice no qual convida a rezar por uma intenção particular.

Através de um quirógrafo, assinado em 17 de novembro, o Santo Padre lembra que “a Rede Mundial de Oração do Papa, antigo Apostolado da Oração, teve início na França, em 1844, com o jesuíta pe. François-Xavier Gautrelet”.

Fundamenta-se “na espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e acolhe as intenções de oração mensal propostas pelo Santo Padre à Igreja”.

Confira também: