Com o adiamento das viagens internacionais por causa da pandemia da covid-19 no mundo, milhares de católicos buscaram novas formas de evangelização, incluindo peregrinações e retiros virtuais. Que efeitos essas peregrinações tiveram na fé das pessoas?

O projeto Magdala, organizado pelo centro cuja sede se encontra na terra de santa Maria Madalena, na Galiléia, em Israel, vem oferecendo peregrinações virtuais gratuitas, retiros e momentos de oração em diferentes lugares da Terra Santa.

A recepção dos católicos foi enorme, com milhares de inscritos em cada evento.

No evento mais recente, uma peregrinação virtual de cura pela Terra Santa, mais de 20 mil pessoas se inscreveram em pouco mais de 24 horas.

Maria Cristina Quevedo participou de uma das peregrinações do Magdala da sua casa, em Trujillo, na Venezuela. Em entrevista à ACI Prensa, ela considerou a experiência “uma bênção”, que “fortaleceu imensamente a minha fé”.

“Se eu esperava experimentar isso um dia? Da forma como foi, eu não imaginava”, afirmou, considerando que eles “fizeram com que um sonho todos temos” de ir um dia à Terra Santa, “essa terra maravilhosa”, “se tornasse uma realidade”. “Eu me senti privilegiada em poder visitar lugares tão amados desde pequena”, disse ela. “Me sentia como se eu estivesse lá. Em um momento, chorei muito de tanta emoção”, afirmou.

Maria Cristina disse que se sentia na “primeira fila” e “tirava fotos de tudo o que visitávamos” durante o retiro, embora ele fosse virtual. “A gente quer guardar tudo, tudo de lembrança. O telefone colapsava de tantas fotos que eu tirava”, contou ela.

Para Maria Cristina, foi “a visita mais bonita que fiz na minha vida. E de uma forma virtual, mas que nem parece virtual”.

Dolores Cruz, do México, também contou que participar nas peregrinações virtuais à Terra Santa “realmente me ajudou muito a reforçar a fé”. Ela enfatizou “o fato de ter atravessado fronteiras”. “Não importa o idioma, não importa a situação, as circunstâncias nas quais estamos, o momento da pandemia, pois nos consolou no coração de Jesus Cristo, ao conhecer mais sobre sua vida, ao conhecer mais profundamente aqueles lugares por onde Ele esteve presente”.

“Deus conhece os caminhos”, disse ela. “Deus nos dá diferentes formas de viver a Semana Santa, diferentes formas de viver a espiritualidade e a fé. E essa forma virtual, evidentemente, nos faz mudar o cenário e, ao mesmo tempo, nos aproxima”.

Entre as diversas mensagens que o projeto Magdala vem recebendo, chegou uma oração especial, dirigida à santa Maria Madalena. Um dos peregrinos pede a intercessão da santa para “seguir seu exemplo de conversão verdadeira”. “Que a minha vida seja um testemunho da verdade e da esperança, de arrependimento sincero, modelo para todos os que me rodeiam”, diz a oração do devoto.

O próximo evento organizado por Magdala será uma peregrinação virtual de cura, gratuita, dirigida pelo diretor do projeto, o sacerdote legionário Juan Solana. O evento também terá a participação de Gaby Jácoba, fundadora do instituto “Sanando mi Corazón” e autora do livro intitulado com o mesmo nome.

A peregrinação terá início em 28 de setembro e terminará em 4 de novembro de 2021. As inscrições podem ser feitas AQUI (em espanhol ou em inglês).

Confira também: