Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o Espírito Santo é a "Terceira Pessoa da Santíssima Trindade". Quer dizer, havendo um só Deus, existem nele três pessoas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta verdade foi revelada por Jesus em seu Evangelho.
O Espírito Santo coopera com o Pai e o Filho desde o começo da história até sua consumação, quando o Espírito se revela e nos é dado, quando é reconhecido e acolhido como pessoa. O Senhor Jesus no-lo apresenta e se refere a Ele não como uma potência impessoal, mas como uma Pessoa diferente, com seu próprio atuar e um caráter pessoal.
O Espírito Santo, o Dom
de Deus
"Deus é Amor" (Jo
4,8-16) e o Amor que é o primeiro Dom, contém todos
os demais. Este amor "Deus o derramou em nossos corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5,5).
Poste que morremos, ou ao menos, fomos feridos pelo pecado, o primeiro efeito do Dom do Amor é a remissão de nossos pecados. A Comunhão com o Espírito Santo, "A graça do Senhor Jesus Cristo, e a caridade de Deus, e a comunicação do Espírito Santo sejam todos vossos" (2Cor 13,13;) é a que, na Igreja, volta a dar ao batizados a semelhança divina perdida com o pecado.
Pelo Espírito Santo nós
podemos dizer que "Jesus é o Senhor", quer dizer
para entrar em contato com Cristo é necessário Ter
sido atraído pelo Espírito Santo.
Mediante o Batismo nos é dado
a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio de seu Filho
no Espírito Santo. Porque os que são portadores do
Espírito de Deus são conduzidos ao Filho; mas o Filho
os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorruptibilidade.
Portanto, sem o Espírito não é possível
ver ao Filho de Deus, e sem o Filho, ninguém pode aproximar-se
do Pai, porque o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento
do Filho de Deus se alcança pelo Espírito Santo.
Vida e Fé. O Espírito
Santo com sua graça é o "primeiro" que nos
desperta na fé e nos inicia na vida nova. Ele é quem
nos precede e desperta em nós a fé. Entretanto, é
o "último" na revelação das pessoas
da Santíssima Trindade.
O Espírito Santo coopera com
o Pai e o Filho desde o começo do Desígnio de nossa
salvação e até sua consumação.
Somente nos "últimos tempos", inaugurados com a
Encarnação redentora do Filho, é quando o Espírito
se revela e nos é dado, e é reconhecido e acolhido
como Pessoa.
O Paráclito. Palavra
do grego "parakletos", o mediador, o defensor, o consolador.
Jesus nos apresenta ao Espírito Santo dizendo: "O Pai
vos dará outro Paráclito" (Jo 14,16). O advogado
defensor é aquele que, pondo-se de parte dos que são
culpáveis devido a seus pecados os defende do castigo merecido,
os salva do perigo de perder a vida e a salvação eterna.
Isto é o que Cristo realizou, e o Espírito Santo é
chamado "outro paráclito" porque continua fazendo
operante a redenção com a que Cristo nos livrou do
pecado e da morte eterna.
Espírito da Verdade:
Jesus afirma de si mesmo: "Eu sou o caminho, a verdade
e a vida" (Jo 14,6). E ao prometer o Espírito
Santo naquele "discurso de despedida" com seus apóstolos
na Última Ceia, diz que será quem depois de sua partida,
manterá entre os discípulos a mesma verdade que Ele
anunciou e revelou.
O Paráclito, é a verdade, como o é Cristo. Os campos de ação em que atua o Espírito Santo são o espírito humano e a história do mundo. A distinção entre a verdade e o erro é o primeiro momento de tal atuação.
Permanecer e atuar na verdade é o problema essencial para os Apóstolos e para os discípulos de Cristo, desde os primeiros anos da Igreja até o final dos tempos, e é o Espírito Santo quem torna possível que a verdade sobre Deus, o homem e seu destino, chegue até nossos dias sem alterações.
O Espírito Santo é representado de diferentes formas:
- Água: O simbolismo da água
é significativo da ação do Espírito
Santo no Batismo, já que a água se transforma em
sinal sacramental do novo nascimento.
- Unção: Simboliza
a força. A unção com o óleo é
sinônimo do Espírito Santo. No sacramento da Confirmação
o confirmando é ungido para prepará-lo para ser
testemunha de Cristo.
- Fogo: Simboliza a energia transformadora
dos atos do Espírito.
- Nuvem e Luz: Símbolos inseparáveis
nas manifestações do Espírito Santo. Assim
desce sobre a Virgem Maria para "cobri-la com sua sombra"
. No monte Tabor, na Transfiguração, no dia da Ascensão;
aparece uma sombra e uma nuvem.
- Selo: é um símbolo
próximo ao da unção. Indica o caráter
indelével da unção do Espírito nos
sacramentos e falam da consagração do cristão.
- A Mão: Mediante a imposição
das mãos os Apóstolos e agora os Bispos, transmitem
o "Dom do Espírito".
- A Pomba: No Batismo de Jesus,
o Espírito Santo aparece em forma de pomba e posa sobre
Ele.