A nação da Lituânia é agora de grande maioria católica. Mas houve um tempo nesse país que a religião era dirigida pelos cismáticos ortodoxos que não obedecem ao Sumo Pontífice. E a conversão da Lituânia ao catolicismo se deve em boa parte a São Josafá. Mas teve que derramar seu sangue, para conseguir que seu país aceitasse o catolicismo.
Em 1595 os principais chefes religiosos ortodoxos de Lituânia tinham proposto unir-se à Igreja Católica de Roma, mas os mais fanáticos ortodoxos se opuseram violentamente e produziram muita desordem pelas ruas. Agora chegava ao convento o que mais ia trabalhar e sacrificar para conseguir que sua nação fosse conduzida à Igreja Católica.
Quando seus inimigos se lançaram contra ele, atravessaram-lhe com uma lança, atiraram nele, e arrastaram seu corpo pelas ruas da cidade e o atiraram ao rio Divina. Era 12 de novembro de 1623. Meses depois os carrascos se converteram à fé católica e pediram perdão por seu terrível crime.
O Papa declarou a São Josafá, Patrono dos que trabalham pela união dos cristãos. O sangue dos mártires é semente de novos cristãos (Tertuliano).