CARTA DO SANTO PADRE A CHIARA LUBICH AO RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃ HONORÁRIA DE ROMA
(Esta transcrição é feito do Jornal L'Osservatore Romano, ou do site do Vaticano, edição em português, de Portugal; algumas palavras são escritas de forma diferente do português usado no Brasil)
À Senhora CHIARA LUBICH Fundadora e Presidente do Movimento dos Focolares
Recebi com alegria a notícia de que no próximo dia 22 de Janeiro, por ocasião do seu 80º aniversário natalício, a Administração municipal de Roma quer conferir-lhe solenemente a Cidadania Honorária. Nessa feliz circunstância, também eu desejo fazer-lhe chegar ardentes votos de todo o bem, enquanto me uno à sua acção de graças a Deus pelo inestimável dom da vida.
Depois de a ter chamado com o Baptismo a tornar-se sua filha amada, Ele quis uni-la de maneira mais íntima a Cristo pobre, casto e obediente mediante a total consagração ao seu amor, para ser com coração indiviso mensageira de unidade e de misericórdia entre muitos irmãos e irmãs, no mundo inteiro. Na esteira de Jesus, crucificado e abandonado, Vossa Senhoria deu vida ao Movimento dos Focolares, para ajudar homens e mulheres do nosso tempo a experimentarem a ternura e a fidelidade de Deus, vivendo entre si a graça da comunhão fraterna, de maneira a serem alegres e acreditáveis anunciadores do Evangelho. Enquanto confio à protecção de Maria, Mãe da unidade, a sua pessoa e o bem realizado nestes longos anos, invoco sobre Vossa Senhoria a força e a luz do Espírito Santo, para que possa continuar a ser corajosa testemunha de fé e de caridade não somente entre os membros dos Focolares, mas também entre todos aqueles que encontrar no seu caminho. Ao renovar os cordiais votos de dias serenos e iluminados pela graça divina, concedo-lhe de coração, em sinal de constante afecto, uma especial Bênção Apostólica, que de bom grado faço extensiva a quantos lhe são queridos.
Vaticano, 13 de Janeiro de 2000.